segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Letramento Literário

O letramento literário é um processo que visa possibilitar ao aluno o contato com livros e textos literários, condicionando-o a interpretar o lido e apropriasse do entendido a partir de sua visão de mundo. É um processo de transformação permanente, pois a cada novo contato (com livros e textos literários) novos conceitos são criados ou repensados, e assim continuadamente o aluno esta agindo, ou melhor, em ação, e não se limita à escola.
A escola durante muito tempo se limitou em ser instrucionista e disciplinar, esse modelo tem contribuído para uma educação alienante, pois sua formação não provoca transformações, não condiciona sujeitos críticos, capazes de se libertarem das ideologias e tendências dos grupos dominantes, pois sua metodologia não leva os sujeitos a pensar, interpretar, refletir, criticar.
O letramento literário vem oferecer uma visão mais ampla de produção do conhecimento, onde motiva o aluno a interpretar o lido a partir de sua realidade, do mundo, contribuindo para com o desenvolvimento do senso critico.
O verdadeiro objetivo da educação deve ser contribuir para a formação de sujeitos críticos, capazes de recriar o mundo e mudar suas realidades, o letramento literário vem contribuir significamente com esse processo. O qual tem motivado a escola a rever o seu papel e assumir uma nova postura frente ao processo de educação, não mais instrucionista, disciplinar, mais sim como espaço dinamizador de práticas leitoras centradas nas experiências/conhecimentos locais dos alunos, que conduzirá ao desenvolvimento do homem como um todo.
Por Roberto Sena

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