sábado, 8 de junho de 2013

VALIDADE DO CONHECIMENTO




É necessário compreendermos que vivemos em uma época onde as teorias e os conceitos estão sendo reexaminados a todo o momento. A sociedade contemporânea traz consigo uma sede insaciável de compreensão e ao mesmo tempo oferece meios de investigação que até o mais displicente ser humano pode ter acesso, o que contribui para o aguçamento do senso critico que se amplia no dia-a-dia através das pesquisas, investigações e experiências. Frente essa compreensão da realidade “verdades” são questionadas, ensinamentos reprovados e novos paradigmas vão surgindo sendo desde o inicio colocados a prova devido o fácil acesso as informações.
A maneira como foi e vem sendo trabalhado o conhecimento deixou lacunas que hoje sofre severa criticas, por traz de uma aparente neutralidade grupos dominantes impuseram suas tendências e ideologias, com isso se mantiveram no poder marginalizando uma grande parcela da população mundial. Como bem informa o modulo 2 Docência e Fundamentos da Educação do professor Josué Cândido da Silva, “conhecimento é poder”, e por conta disso a manipulação do conhecimento oferece aos grupos dominantes: riqueza, poder e estatus de heróis. Como exemplo temos a maneira como era contada a história nacional, até meados do século passado, os europeus eram vistos como heróis, pois era descrito nos livros de história que os portugueses homens brancos, bem vestidos e educados, descobriram o Brasil, catequizaram os índios, que eram homens ignorantes e selvagens que comiam uns aos outros, e hoje sabemos que os portugueses (europeus) exterminaram os índios, devastaram nossas matas, exploraram nossas riquezas e nos deixou como legado uma divida externa exorbitante, por causa da qual ainda hoje sofremos as conseqüências. Quem contou essa história? Não é difícil de responder, quem estava no poder e não tinha interesse em mudanças.
Percebe-se que o conhecimento é produzido ao longo do tempo e que sua verdade se dar através do confronto com a realidade. Para garantir a validade do conhecimento na sociedade atual, é necessário confrontá-lo com a realidade, reexaminá-lo, criticá-lo, pois assim estaremos sendo agentes ativos no processo de produção do conhecimento, e como sujeitos da história devemos estar a todo momento atentos, questionando, comprometidos com a verdade, se é que ela existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário