domingo, 18 de abril de 2010

UMA AULA TRANSDISCIPLINAR


A mais ou menos 20 anos atrás, no final da década de 80 eu e mais 14 congratulados, estudantes do Colégio Estadual de Ubatã-Ba, (Série 1º Ano do 2ª Grau, Turma A, Turno Vespertino), confrades estes que tenho uma enorme admiração e consideração, tivemos a graciosa oportunidade durante estes 3 anos que sucederam o 2º grau, de ter uma aprendizagem diferente, marcada por sua horizontalidade, motivação, interatividade e o mais especial sua orientação transformadora,até então não conhecida.

A forma de organizar as cadeiras em semicírculos, de estudar baseada na leitura, pesquisa e incentivo a produção textual, de avaliação com provas de consulta e questionamentos, onde não me lembro ter tirado um dez, revela o que foi estas aulas. Eram diferentes das outras, uma maneira nova de aprender, sem muita aula, mas com muita pesquisa, leitura e reflexões em grupos, não eram apresentações chatas nem tediosas, mas sim com muita participação e discussões.

Todos foram conduzidos através das reflexões a si situar no mundo e no espaço, desenvolvendo o censo critico e descobrindo sua importância como cidadãos responsáveis por sua própria historia e consequentimente a do outro, libertando-se , das ideologias e tendências dos grupos dominantes, indo de encontro ao sistema vertical e linear predominante na escola e no mundo. Naquele momento ainda existia o embate entre o socialismo e o capitalismo e discutíamos com veemência, situando-nos em defesa do socialismo, onde tínhamos nos partidos de esquerda (PT E PCdoB) nossa esperança por uma transformação social e política.

Hoje ao observar e relembrar aquela turma, da qual Deus já extraiu dois lindos e magníficos diamantes, os colegas Marcelo e Marcos, que se perpetuarão para sempre em nossos corações, vejo homens e mulheres livres, ativos, construtores da sua própria identidade e história. Só saberá como isso afetou nossas vidas, quem fez parte destes momentos.

Por isso agradeço a todos os profissionais da educação que contribuíram com minha aprendizagem, mas gostaria hoje, aqui, ou melhor, através desta reflexão, homenagear de maneira, singela, peculiar e muito especial uma professora que nos educou com um estilo diferente, comprometedor, intrigante, salvifíco e transformador a professora MARIA RITA DOS SANTOS, através dela e do seu testemunho, descobrimos que estudando podemos colaborar, que nunca devemos parar de aprender, e o mais importante depois das suas aulas nunca mais fomos os mesmos. Muito obrigado por sua colaboração em minha vida, tenho certeza que o sentimento é unânime no meio dessa turma representada pela foto.
Por Roberto Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário