domingo, 4 de abril de 2010

TICs X CARATER VERTICAL E LINEAR

O caráter vertical da organização social, como bem informa a professora Zelina Beato na apresentação da disciplina (Seminário 1), “é historicamente um modelo herdado e construído”. Essa reflexão nos impulsiona a uma investigação sobre a maneira como interpretamos o mundo e a sociedade, revelando-nos um novo ângulo, o que tem me levado a ficar encantado com este curso (letras vernáculas).
As instituições sociais, políticas, econômicas e culturais vigentes tiveram como modelo, a estrutura vertical e linear, qual caracterizou as organizações do século passado, tem na hierarquia, na ordem e na disciplina seu ponto chave, neste modelo a figura da autoridade é dotada de todo poder, passando por suas mãos todas as ordens, e validando toda verdade, não permitindo lugar para a liberdade, participação, opiniões, questionamentos, pois a autoridade esta na mão de quem detém o poder, aqui iremos observar “verdades” validando preconceitos, discriminação, e até mentiras, uma massa inerte, passiva e alienada, fazendo parte dessa organização. Nesse modelo a escola exerce a função de instrucionista, tradicional, disciplinar e doutrinaria, formando profissionais capacitados a trabalhar em qualquer empresa, em qualquer ramo da atividade humana, mas não capaz de pensar de forma critica, ativa, transformadora, como cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, formadores de opiniões, aqui ela apresenta a verdade do grupo dominante.
Também iremos perceber exceções, que foram capazes de combater o modelo vigente e criar sua própria historia.
Com o surgimento das TICs iremos perceber grandes mudanças no seio dessas organizações, que passam a ter suas “verdades” questionadas de forma anônima, ativa e instantânea, por oferecer ao todo, liberdade, autonomia e facilidades de acessos nos vários campos de distribuição e produção do conhecimento. Nesta oferta percebemos as desvantagens, destacando-se o anonimato covarde e a copia ilegal que provoca uma reação de desconfiança dessas novas ferramentas, mas o que estes instrumentos oferecem é bem mais importante e majestoso, a liberdade, a facilidade de acesso, a agilidade e a interatividade, que proporcionam ao homem do século XXI uma nova maneira de se relacionar com o outro e com o mundo, assim as TICs desbanca o modelo vertical e linear por construir pontes, desbancando a autoridade, o preconceito, a discriminação e valorizando a interatividade e participação.
Por Roberto Sena

8 comentários:

  1. Gostaria que Você desse sua opinião sobre o assunto em questão.

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  2. Entra no mundo das Tic´s é uma experi~encia nova e gratificante ver o seu perfil e suas opiniões sendo vista e lidas e recebendo comentários é gratificante parabéns roberto você arrasou no seu depoimento de participante e formador de um Blog(formador de popinião).

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  3. Roberto,

    É verdade, as TICs veio quebrar paradigmas pedagógicos e construir um novo modelo para a produção do conhecimento.Como exemplo temos essa ferramenta magnifica da internet(blog)que permite a interação e discussão de conhecimentos em tempo real.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Roberto,
    acredito piamente num novo jeito de educar a partir da utilização das TICs na Educação. Não que estas devam se apresentar como "salvadoras da Pátria", mas por entender que a educação deva se inserir neste novo modelo horizontal de organização, propiciando maior liberdade de aprender, desenvolvendo a criatividade e formando melhores leitores/escritores.

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  6. Grande Roberto.
    Um forte abraço companheiro, sucesso neste novo
    projeto.
    aqui vai minha contibuição:
    As TICs também têm outras funções. De acordo com o presidente da assembléia geral do PSL-Empresas (projeto de organização das empresas de Software Livre), Ricardo Filipo, “as TICs funcionam interferindo na forma como as informações fluem nos meios físico, social e psíquico de um ambiente humano, abrangendo portanto o contexto dos equipamentos, eletrônicos, sonoro, visual, sensitivo e o contexto humano dos relacionamentos”. Portanto, parte-se do princípio de que o governo e a sociedade civil precisam saber verdadeiramente do que se tratam as TICs para poder participar ativamente da construção da sociedade da informação. Infelizmente, somente uma parcela desses grupos, em especial a sociedade civil, possui esse tipo de conhecimento. Caberia à mídia então, conscientizar, participar, divulgar essas tecnologias, assim como as ferramentas de inclusão digital.

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  7. Grande irmão Miltinho, que saudade.
    Sua reflexão é oportuna e vem enriquecer muito nossa reflexão, como você bem informa “as TICs funcionam interferindo na forma como as informações fluem nos meios físico, social e psíquico de um ambiente humano, abrangendo, portanto o contexto dos equipamentos, eletrônicos, sonoro, visual, sensitivo e o contexto humano dos relacionamentos”, sendo assim, envolvendo todas as áreas do conhecimento humano, e por isso essencial para o nosso desenvolvimento. Diante desta nova realidade de fácil participação, interatividade e acesso, não podemos ficar a mercê do governo nem da mídia dominante, devemos aproveitar esta sensacional e encantadora oportunidade, nunca antes oferecido, para criarmos nosso próprio espaço, onde o povo agora terá a chance de ter voz e vez, mas é necessário que utilizemos bem estas novas ferramentas, para que o seu fim seja o bem comum. Sei que você é um formador de opiniões e suas reflexões iram contribuir muito como também sua ativa participação.

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  8. Roberto,

    Demorei, mas visitei seu blog.
    Parabéns pelo texto sobre as tic's! Está muito bem escrito! Noto que está bastante entusiasmado pelos estudos da linguagem, que realmente é apaixonante!
    Abraço,

    Lígia (tutora ead)

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